08 de Março

fevereiro 24, 2006

Saúde faz Bernardo renunciar

Álvaro Guimarães
O prefeito licenciado de Pelotas, Bernardo de Souza (PPS), renuncia hoje ao mandato. A decisão será comunicada às 10h pela família ao vice-prefeito Fetter Júnior e aos demais secretários que não estiveram presentes à reunião da noite de ontem do núcleo duro do governo na casa da chefe de gabinete Paula Mascarenhas. Bernardo permanece em Porto Alegre. Ao meio-dia, em reunião também na prefeitura, os vereadores serão informados e a renúncia formalizada. A esposa Hilda de Souza e o filho Bernardo José entregarão o documento aos representantes do Legislativo. A decisão foi inicialmente tomada em Porto Alegre logo após o retorno de Londres e ratificada pela necessidade de realização de novos exames nos próximos 15 dias, pela dificuldade de identificar a doença e pelo tempo indefinido do tratamento. O estado de saúde do prefeito de Pelotas é considerado sério.
Na reunião reservada entre os principais assessores de campanha eleitoral com o secretariado, ontem à noite, estiveram presentes além da esposa Hilda e do filho, o procurador-geral do município e presidente do Diretório do PPS, Saad Salim, o secretário de Governo Gustavo Gazalle, a secretária de Cultura Beatriz Araújo e a chefe do Gabinete do Prefeito, a anfitriã do encontro Paula Mascarenhas. Eles ouviram o relato objetivo e comovente sobre o estado de saúde de Bernardo. A primeira reunião de hoje está marcada para as 10h com o vice-prefeito e os integrantes do secretariado. Todos foram convocados ontem à tarde. Os vereadores da chamada base aliada também receberam convite para uma reunião semelhante, só que marcada para as 12h, também na prefeitura, que deverá ter a presença também do presidente do Legislativo, José Sizenando.Com o anúncio, terá desfecho uma situação dramática que se iniciou formalmente com o pedido de licença do prefeito para tratamento de saúde em 11 de novembro de 2005. Os rumores de que Bernardo estava doente, todavia, já eram ouvidos desde a campanha eleitoral. Este é o segundo mandato à prefeitura de Pelotas que Bernardo não conclui. Em 1987 ele deixou o cargo para ser secretário de Educação do governo Pedro Simon (PMDB) e a Câmara de Vereadores declarou a vacância do cargo.o caminho DA VITÓRIA À RENÚNCIA
A vitória (31/10/2004) - Foi uma virada histórica, que surpreendeu até mesmo aliados e assessores mais próximos. Bernardo de Souza (PPS) e Fetter Júnior (PP) venceram Fernando Marroni (PT) e Adelar Bayer (PL), ao obter 100.008 votos, equivalente a 52,3% do total. Na avenida Bento Gonçalves, tomada por uma multidão que coloriu a noite da cidade com bandeiras laranjas e brancas, Bernardo foi saudado com o jingle da campanha, ao chegar ao palco às 21h15min. Ao agradecer a confiança dos pelotenses, o prefeito eleito citou um dos trechos finais da obra Henrique V, de William Shakespeare e reassumiu o compromisso de governar a cidade durante todo o mandato: “Durante quatro anos ficarei dedicado ao povo de Pelotas”. Cinco minutos depois ele deixou a festa para os eleitores e foi para casa descansar.
A diplomação (19/12/2004) - Bernardo de Souza chegou ao Theatro Sete de Abril às 20h23min. Por coincidência ou não, os minutos faziam referência ao número do partido: 23. Além dos fervorosos cumprimentos, foi aclamado com um Parabéns a você, já que recebeu o diploma no mesmo dia em que completava 62 anos de idade. “É a consolidação, a confirmação do aspecto legal do que o povo de Pelotas decidiu”, sintetizou em entrevista coletiva. Durante toda a cerimônia cresciam as especulações dos nomes que iriam compor o secretariado a ser anunciado no dia seguinte.
A posse (1°/1/2005) - O novo prefeito de Pelotas reafirmou os compromissos assumidos, assim que tomou posse em cerimônia realizada sábado à tarde, no Sete de Abril. Em sua fala, Bernardo apontou a ética, a participação, o desenvolvimento local e regional e a qualificação dos serviços públicos como os pilares da sua administração. Avisou que pretendia acabar com a excessiva setorização das ações do governo e harmonizar as relações entre o público e o privado. “O compromisso é com o futuro e a agenda é da sociedade”, finalizou.A licença médica (11/11/2005) - O ato de passagem de cargo do prefeito de Pelotas Bernardo de Souza (PPS) para o vice-prefeito Adolfo Fetter Júnior (PP) durou exatos 2,18 minutos. Realizada na sala da chefia de Gabinete, a rápida solenidade ocorreu sob os olhares atentos dos secretários, os principais assessores do prefeito e do vice. Logo depois, Bernardo e Fetter se reuniram a portas fechadas para discutir assuntos que passariam a ser de responsabilidade do prefeito em exercício.
A ida e a volta de Londres (de 13 a 21/2/2006) - Bernardo de Souza embarcou na tarde da segunda-feira, 13 de fevereiro, a Londres, para consultar com o neurologista Andrew Lees do Hospital Nacional de Neurologia e Neurocirurgia. A consulta na Inglaterra foi sugerida pela equipe médica brasileira encarregada de seu tratamento, na tentativa de obter um diagnóstico final. Na última terça-feira, de volta a Porto Alegre, o sentimento era de angústia e frustração. A avaliação na Europa foi inconclusiva. Andrew Lees solicitou nova bateria de exames e descartou os diagnósticos levantados no Brasil. Três hipóteses já haviam sido levantadas: depressão neuroquímica, hidrocefalia de baixa pressão (aumento e acúmulo de água nas cavidades do cérebro) e Paralisia Sensorial Progressiva.
.x.x.x.
Estamos triste pela saúde do Dr. Bernardo, e por sonhos e realizações que por suas mãos não puderam ser realizadas.
Agradecemos os tempos e suas inovações feitas para com a comunidade pelotense e nosso Estado, estamos certos que tudo de melhor o senhor fez por Pelotas, os seus eleitores estão torcendo pelo senhor e sua família.
Rejane Botelho
Arquivo - Fotos de Campanha-créditos Rejane Botelho

Nenhum comentário:

Desde o mês de março somos MIX

Face

Weather.com Radar

Solenidade de Abertura

Solenidade de Abertura
36ª feira do Livro de Pelotas